Os maiores erros estruturais dos candidatos na 2ª fase da OAB

Quinta, 5 de janeiro de 2017

Os maiores erros estruturais dos candidatos na 2ª fase da OAB

Ao aplicarmos simulados completos para os nossos milhares de alunos, temos acesso a uma série de informações preciosas, utilizadas exatamente para aumentarmos o feedback deles e propiciar uma evolução mais consistente durante o processo de preparação até o dia da prova.

Uma das várias análises feitas é a verificação do percentual de erros estruturais cometidos pelos candidatos. Curiosamente, são os erros que sempre chamo a atenção aqui na véspera da prova.

Pelo visto é preciso construir na cabeça dos candidatos ao longo de TODA a preparação que certos erros NÃO podem ser cometidos.

Vamos ver o que aconteceu:

2 O pior dos erros - errar o nome da peça - teve um baixo percentual dentre os nossos alunos. Aqui não podemos ignorar o potencial lesivo da FGV, que volta e meia inventa uma arte na identificação das peças. Um percentual também pequeno - mas ainda assim, considerável - de alunos teve problema com a grafia, um tema sensível na hora da prova. Aqui a solução é o treino contínuo. A inserção de texto em local inapropriado teve um impacto já considerável entre os alunos, e precisa necessariamente ser corrigido. Trata-se de ultrapassar as linhas delimitadas como espaço para a redação da peça. A utilização de folha indevida para resposta seria, como por exemplo, colocar a resposta da questão 1 na questão 2. Isso implica em perder integralmente o ponto da questão. E, por fim, a ausência da identificação das questões é não delimitar corretamente o que é resposta da alternativa "A"  e o que é resposta da alternativa "B" em cada questão. Isso também fazer perder integralmente o ponto. Esses dados foram retirados do desempenho de mais de 3 mil alunos do Portal. Pois bem! É nítido, e isso também é estatisticamente mensurado, perceber a evolução dos alunos tanto nas notas como também na redução dos erros estruturais da prova subjetiva. O simulado, aplicado no mesmo nível da 2ª fase da FGV, permite a percepção do nível do candidato e também promove sua evolução enquanto candidato. A aptidão para o simulado cresce, e isso seguramente impactará na hora da prova. O 3º simulado do Portal já está disponível na área do aluno! Não deixem de fazê-lo.