Os livros CORRETOS para a 1ª fase do Exame de Ordem

Segunda, 1 de julho de 2013

Quer comprar uma doutrina apropriada visando a preparação para a 1ª fase do Exame de Ordem?

Muito bem!

Vejam, como fontes de preparação visando a 1ªfase do Exame de Ordem o candidato tem, basicamente, duas alternativas:

1 - faz um curso preparatório

2 - compra uma doutrina específica para o Exame.

Mas a prova não é, basicamente, dogmática, ou seja, a reprodução do texto da lei?

Sim, é verdade, mas só ler a lei não é o suficiente. Claro, ler a lei é um passo importante, assim como também o o é resolver muitos exercícios, mas a doutrina específica SISTEMATIZA a apresentação do conhecimento, assim como também o scursos preparatórios. Ou seja, o candidato apreende o conteúdo em perspectiva, compreendendo o Direito neste processo. Eis porque então muitos examinandos buscam cursos preparatórios ou livros para estudar.

Ter um curso ou uma doutrina como referência de preparação, otimizando a capacidade de se preparar e, somada com outros sistemáticas de estudos, como a resolução de exercícios, a elaboração de resumos, estruturação de mapas mentais (o mapa mental, para ser efetivo, tem de ser feito pelo próprio estudante), funcionam como uma forja, e moldam, exatamente, a aprovação.

E então? Quais os melhores livros para estudar visando o Exame de Ordem.

Ponto importante: não é toda doutrina que serve!

Alguns candidatos optam por estudar para a 1ª fase do Exame de Ordem valendo-se de manuais ou cursos de determinada disciplina.

Isso é um erro!

E é um erro por uma questão simples: não dá tempo.

Claro! Se o examinando começar a estudar com um ano e meio de antecedência ele terá tempo de sobra, mas esta não é a arealidade da preparação para o Exame da OAB. Em regra, os examinandos começam a estudar com 3 ou 4 meses de antecedência, mais raramente com 6 meses, e simplesmente, com este lapso de tempo, não dá para estudar usando livros mais densos.

O tempo necessário para esgotar a obra consumiria o tempo restando para estudar as demais matérias, e aqui considerando que apenas uma disciplina seria esgotada via manual ou curso. Em todas seria absolutamente impossível.

Não dá tempo!

O mercado sabe disso, e oferece aos examinandos livros ESPECÍFICOS para o Exame de Ordem. A abordagem destas obras, é bem verdade, não tem a densidade dos manuais e dos cursos, mas atende ao propósito a que se destina, RESPEITANDO o fator tempo.

Que obras são essas? Vamos olhar as mais relevantes no mercado:

Coleção Exame de Ordem, do Portal Exame de Ordem - Editora CERS

São livros online, separados por disciplina, que podem ser visualizados em qualquer computador ou tablet.

1 Eles podem ser adquirido no site do CERS - http://www.renatosaraiva.com.br/ Exame da OAB Unificado - Editora Saraiva Trata-se de um único volume, com todas as disciplinas. 001 Ele pode ser adquirido no site da Livraria Saraiva Vade Mecum Jurídico - Editora RT Trata-se de um único volume, com todas as disciplinas. 001 Ele pode ser adquirido no site da Editora RT  Coleção Resumos OAB - Editora Método Trata-se de uma coleção. Um livro para cada disciplina. 001 A coleção pode ser adquirida no site da Editora Método  Teoria Unificada - 1ª Fase Trata-se de um único volume, com todas as disciplinas. 001 Ela pode ser adquirida no site da Editora Saraiva Coleção OAB  -Editora Impetus Trata-se de uma coleção. Um livro para cada disciplina. 001

Ela pode ser adquirida no site da Editora Impetus

Aqui fiz uma exposição por amostragem das obras mais conhecidas no mercado. Há outros livros e coleções voltado para a OAB que também podem ser usados.

E qual é o melhor?

Bom...o ideal mesmo é o candidato olhar a obra antes de comprá-la. O "melhor" depende de alguma dose de subjetivismo. Aqui, para este post, resolvi colocar as obras feitas por professores de grandes cursos e publicadas por editoras de respeito, que têm zelo pela qualidade do material ou tradição no mercado.

A escolha depende do feeling e da confiança de vocês na editora ou nos autores.

E os vade mecuns? Quais os melhores?

Nós sabemos, e bem, que a prova da 1ª fase, em essência, é dominada por questões construídas a partir do texto legal. Não basta só estudar a doutrina, é preciso também ler a lei EM CONSONÂNCIA com a doutrina. Assim o estudante estabelece uma familiaridade com as questões da FGV e se prepara melhor para a prova.

Aqui temos dois detalhes importantes.

1 - O candidato não pode levar livro nenhum para a prova da 1ª fase;

2 - O 2º semestre está aí e TODOS os vade mecuns serão atualizados.

Claro que vocês vão estudar para passar na 1ª prova e claro que vocês vão comprar uma vade mecum atualizado para a prova da 2ª fase.

E aí? Compra um vade agora e outro logo depois da provação?

Brincadeira cara, não é?

Se você tem bala na agulha, vai em frente. Se você não está tão abonado assim, segure um pouco a compra. Na doutrina há sempre referência à legislação correlata. Acessar o google e procurar um texto legal, nessas alturas do campeonato, é algo fácil para vocês. E é gratuito.

Logo, não há esse frisson todo para comprar um vade agora. A internet resolve.

Entretanto, se a compra é considerada uma prioridade, os vades abaixo atendem perfeitamente a demanda:

Vade mecum Riddel

001 Para comprá-lo clique AQUI. Vade Mecum Saraiva 001 Para comprá-lo aqui AQUI. Vade Mecum RT 001 Para comprá-lo clique AQUI. Vade Mecum OAB e Concursos 001

Para comprá-lo clique AQUI.

Como eu escrevi mais acima, não acho bom que vocês comprem agora um vade mecum. Dá para usar a internet tranquilamente. De toda forma, fica a dica. O ideal também é adquirir um material usado com colegas, comprando por um preço bem mais camarada.

Talvez seja a melhor pedida.