O que revisar hoje, véspera da prova da OAB?

Sábado, 15 de junho de 2013

interrogação2

Hoje mais cedo um examinando me perguntou se ele deveria revisar as peças principais ou as peças menos óbvias.

Enfim, o que revisar?

Primeiro ponto: revisar ou descansar?

Não existe nenhuma explicação, justificativa ou estudo indicando que é melhor descansar na véspera de uma prova. O candidato pode estudar intensamente ou apenas relaxar que suas funções cognitivas não serão prejudicadas na hora da verdade.

O que existe é uma indicação baseada no bom senso.

Descansar, depois da maratona de estudos é uma boa pedida, mas ela só faz sentido se o candidato está seguro de si. Parar de estudar e ficar neurotizando com a prova não vai ajudar muito.

Vai então revisar? Aqui então a escolha deve ser sensata.

Todo candidato já deve ter algumas certezas, em especial sobre o que efetivamente sabe. O conhecimento que já está consolidado não deve ser revisto: o foco deve ser direcionado para os temas menos óbvios.

Por exemplo: vai revisar as peças? Então escolha as mais improváveis. As peças arroz-com-feijão, com certeza, já foram vistas e revistas inúmeras vezes. Essas os candidatos já dominam.

Ou, de forma mais abrangente, revisem ao menos os fundamentos de TODAS as peças estudas ao longo da preparação.

Simples assim!

À noite, de toda forma, aí sim eu sugiro o fim dos estudos. Descansar o corpinho, fazer o check list do material para amanhã e se distrair um pouco.

Importante: é importante ir para a prova com uma estratégia! Leiam as duas postagens abaixo:

Guia completo da prova da 2ª fase do X Exame de Ordem

Determinando a correta ordem de resolução da prova da 2ª fase da OAB

NÃO BEBA nada nesta noite! A prova será na parte da tarde, mas vai que uma indesejada ressaca apareça aí? Busque ficar 100% para amanhã.

Separe suas duas canetinhas, ambas da mesma cor, separe sua identidade e, por mais que a dica seja louca, não esqueça de levar seus códigos para a proa. No Exame passado fiquei sabendo de uns casos como estes. O resultado, é claro, foi desastroso, tudo fruto da ansiedade.

E não esqueçam! Amanhã, após a prova, teremos a Mesa Redonda do Portal Exame de Ordem, a mais antiga do Exame de Ordem, com a equipe 100% da OAB!

mesa_redonda_X_OAB_fase_2_CERS Analisaremos as provas de todas as disciplinas, item por item, detalhe por detalhe. Confiram a programação: progamação_FRAME_mesa_redonda_X_fase_2 Vamos juntos!