O edital sai amanhã e você está esperando os recursos: aguardar ou estudar?

Terça, 31 de julho de 2012

Alguns candidatos ficam se perguntando se devem esperar pelos recursos da 2ª fase ou se devem começar a estudar já para a próxima prova objetiva.

Parece um dilema bobo, mas não é.

O candidato agora está agarrado na ideia de que seu recurso será bem sucedido e voltar a estudar poderia parecer uma "traição" ao nobre sentimento da esperança.

Isso inclusive, com toda a certeza, atrapalha nos estudos. Como se concentrar para um prova se a cabeça está completamente voltada para outra? Como voltar a estudar TUDO de novo, mais uma vez, quando a aprovação está ali, quase quase a se realizar.

O dilema não é pequeno...

Vamos dar uma olhada no calendário do próximo Exame:

Daqui até a prova nós teremos 40 dias cravados. Não é muito, mas para quem já vinha se preparando dá perfeitamente para tirar a ferrugem dos neurônios e afinar a cabeça para a prova.

Eis um ponto: o candidato tem de ser pragmático e se agarrar com o que vê, e não com o que sonha.

E o que vocês veem? A reprovação! Hoje, agora, vocês estão reprovados. Simples assim!

Esperar pelo resultado dos recursos será uma tarefa desagradável, pois mesmo sendo grande a esperança, a sombra da reprovação completa e definitiva sempre vai pairar no ar e a preocupação de estar perdendo tempo não vai ser integralmente afastada.

Ou seja: estudar é preciso!

Sob um ponto de vista estratégico, o melhor mesmo é voltar a estudar. Se a aprovação vem, vocês estudaram e isso não representa nenhum prejuízo, nem mesmo de tempo. Se reprovarem definitivamente, ao menos ganharam tempo para a próxima 1ª fase.

Essa é a opção mais racional.

Sim, eu sei, é sofrido, é angustiante, mas quem fica parado é poste e camarão que dorme a onda leva.

Depois de tanto stress deixem ao menos esta semana acabar, refresquem os miolos e voltem para os livros. O estudo ficará em dia e a esperança, imaculada.