Não é 1º de abril! MEC vai implementar um "exame de ordem" seriado em medicina ainda neste ano!

Sexta, 1 de abril de 2016

Não, a notícia não é uma brincadeira de 1º de abril. Aliás, eu nunca brinco com informações aqui.

Hoje o ministro da Educação, Aluíso Mercadante, anunciou a implementação de um "Exame de Ordem" seriado para os estudantes de medicina. Não será no mesmo formato do Exame da OAB, que ocorre ao final do curso, mas sim uma prova que ocorrerá 3 vezes dentro da graduação.

Vamos ver a notícia publicado hoje no site do MEC:

Nova avaliação fará monitoramento progressivo dos cursos de medicina a cada dois anos

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou em entrevista coletiva nesta sexta-feira, 1º de abril, as diretrizes da Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem), que será aplicada aos alunos a cada dois anos. O objetivo é realizar o monitoramento progressivo da qualidade do ensino de medicina a partir de agosto deste ano.

A Anasem busca avaliar a incorporação de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários a prática médica pelos graduandos durante o processo formativo. A prova será aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aos estudantes do segundo, quarto e sexto anos dos cursos. Com base na lei do programa Mais Médicos (12.871/2013), a avaliação será um componente curricular obrigatório e condição para a diplomação dos novos médicos.

De acordo com o ministro, a avaliação tem impacto na qualidade da formação médica no Brasil. ?É uma avaliação muito mais completa, que vai ajudar a avaliar tanto o estudante quanto a instituição. É uma avaliação que permite a você corrigir durante o curso da formação. Vamos ter um salto de qualidade no processo de avaliação, sempre buscando aprimorar a formação de médicos brasileiros", disse Mercadante.

As avaliações do segundo e quarto anos terão caráter formativo, indicando pontos fortes e deficiências. No sexto ano de curso, a prova seguirá os moldes do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) e os estudantes deverão atingir uma nota mínima para que possam se formar.

De acordo com o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e coordenador da Comissão Nacional do Revalida, Henry Campos, a prova avalia o conhecimento teórico e as habilidades clínicas. ?Existe uma nota de corte, como é feito no Revalida, e para o estudante exercer a profissão deverá passar da nota de corte?, explicou Campos. ?A definição da nota de corte é feita por um painel de especialistas, a cada prova que estabelece qual seria o percentual de acerto esperado para um aluno considerado médio?, concluiu.

Deverão fazer as provas os estudantes que ingressaram na universidade a partir de 2015. A primeira avaliação, em agosto deste ano, será para aqueles no segundo ano do curso.

Fonte: MEC

Com isso Medicina se junta ao Direito e a Contabildiade nas profissões no Brasil que cobram uma avaliação de seus egressos. A última prova em medicina, no sexto ano, será a pior. Quem tirar nota abaixo da média mínima terá o diploma embargado e deverá refazer o teste para se formar e ter direito a cursar residência.

Medicina, até mesmo mais do que o Direito, precisava de uma prova como esta. A iniciativa do MEC demorou, e muito.