Não caiam no erro da "disciplina mais fácil" ao escolher a 2ª fase da OAB...

Terça, 2 de fevereiro de 2016

Uma candidata me procurou dizendo que iria fazer o Exame de Ordem pela 1ª vez e estava perdida em relação à escolha da 2ª fase. Ela queria saber qual era a disciplina "mais fácil" para poder então fazer sua escolha.

Muitos professores de cursos puxam a brasa para o lado da própria sardinha, na esperança de terem uma segunda fase mais graúda, e, claro, propagam as virtudes e vantagens de suas respectivas disciplinas.

Perfeito! Cada um faz a sua parte neste momento, mas o que pode parecer fácil para uns não necessariamente é fácil para outros.

Reparem só as seguintes assertivas e, logo em seguida, minhas ponderações:

1 - Disciplina "X" tem um bom percentual de aprovação na 2ª fase!

De fato existe uma estatística oficial da FGV com os percentuais gerais de aprovação por disciplina. Confiram:

1 - Direito Constitucional: 31,6%

2 - Direito Civil: 25,6%

3 - Direito Administrativo: 19%

4 - Direito Tributário: 17,4%

5 - Direito Empresarial: 17,2%

6 - Direito Penal: 15,6%

7 - Direito do Trabalho: 13,6%

Primeiro temos de considerar que esses dados não contemplam as provas do XIV Exame em diante, ou seja, estão defasados. Depois, Direito do Trabalho ou mesmo Direito Penal têm muitos mais inscritos que as demais disciplinas, o que distorce as estatísticas, afinal, quando mais candidatos pior na média o desempenho.

Os percentuais, portanto, não podem ser vistos de forma isolada ao se fazer uma escolha. existem variáveis que modificam a interpretação dos dados. Ignorar isto pode ser prejudicial na hora da verdade.

2 - A disciplina "X" tem um menor conteúdo a ser estudado

Olha....quando um candidato passa para a 2ª fase ele tem, em regra, um mês e meio ou dois entre sua aprovação e a prova subjetiva. Por menor que seja uma disciplina, comparada com as demais, a carga de estudo certamente será grande. Dá para estudar bem para uma segunda fase, mas achar que é possível esgotar TUDO de Penal, Trabalho, Tributário, Empresarial, Civil, Administrativo e Constitucional, ainda que em um estudo específico para o Exame da OAB, é meio otimista demais.

E vocês não vão estudar só a letra da lei, é claro! Precisarão estudar a doutrina e a jurisprudência TAMBÉM! O universo de abordagem em cada disciplina é bem abrangente, maduro, em termos de ramo do conhecimento para todas, e bem estruturado.

Não existe isto de "menor conteúdo!" Todas têm muito o que ser visto e estudado!

3 - Disciplina "X" dá menos problemas que as demais

TODAS as disciplinas de 2ª fase, em diferentes momentos, já renderam dores de cabeça aos candidatos. Todas, sem nenhuma exceção!

A verdade é que nunca sabemos onde o próximo problema irá acontecer.

Nóssabemos, até por acompanhar bem de perto a prova, que o nível geral das provas suniu muito a partir do X Exame de Ordem. Antes disto a qualidade das provas de 2ª fase não sempre deixou a desejar. A partir do X, quando tivemos o pior exame de todos os tempos, tivemos uma "mudança de rumo" na elaboração das provas, e a qualidade das peças cresceu.

Sim! De vez em quando surge um problema ou outro, mas dá para dizer que eles, os problemas, tornaram-se exceções.

Na última prova, por exemplo, tivemos um problema na prova de Tributário, cuja solução ainda está pendente de um posicionamento da banca, mas as demais disciplinas foram bem tranquilas em termos de qualidade das provas. Não falo da dificuldade, mas sim da coerência e redação dos enunciados.

Osproblemas podem surgir em todas as disciplinas, mas é bem provável que tenhamos provas justas e bem feitas na próxima edição.

Muito bem!

No mais, recomendo muito a leitura do post abaixo. Nele vocês verão como fazer uma escolha racional, sem deixar que a dúvida, opiniões ou paixões estragem a reflexão.

Hora de pensar sobre qual disciplina escolher para a 2ª fase do XIX Exame de Ordem!

Vocês têm até o dia 15 deste mês para refletir com calma. Não é preciso se apressar e nem ficar ansioso com isto.