Na próxima sexta daremos início aos simulados para a 2ª fase do XXI Exame de Ordem

Terça, 13 de dezembro de 2016

Simulado, como o próprio nome diz, procura imitar uma situação do mundo real, visando prioritariamente preparar alguém para quando, exatamente, a situação real ocorrer. Desta forma, quem simulou antes não é surpreendido pelo formato e condições do evento real.

Diferentemente de um mero treinamento, o simulado tenta se aproximar ao máximo da realidade, reproduzi-la, tornar suas próprias condições idênticas às condições reais para efetivamente preparar quem vai enfrentar o desafio concreto.

Um exemplo histórico que reflete bem esse conceito: Flávio Josefo, historiador judeu romanizado, assim definiu a atuação das legiões romanas em seu tempo: "Seus treinamentos eram batalhas sem derramamento de sangue e suas batalhas eram treinamentos com derramamento de sangue."

Roma dominou o mundo por 700 anos. Evidentemente, as batalhas simuladas das legiões romanas foram fundamentais neste processo. Mais que fundamentais: decisivas!

Logo simular é importante para quem tem de se desincumbir de uma tarefa, e isso é de extrema importância quando estamos falando do Exame de Ordem.

Quais seriam os componentes a serem simulados em uma 2ª fase da OAB? E quais seriam os benefícios, ponto a ponto?

Componentes a serem simulados:

1 ? Redação da peça e questões

A redação da peça e das questões tem de guardar similitude com a forma como a FGV elabora suas provas. Deve existir uma sintonia na lógica dos enunciados.

2 ? Complexidade da prova

Evidentemente, a prova como um todo (peça e questões) devem guardar a mesma complexidade (ou um pouco mais) se comparada com as provas elaboradas pela FGV. Fazer um simulado arroz-com-feijão para os examinandos é um desserviço.

3 ? Rigor na correção

Se o candidato errou, ele errou. Ou seja, a correção dos simulados deve ser justa. Isso é de extrema importância, pois os erros são faróis indicando os pontos a serem aprimorados.

Benefícios almejados:

1 ? Gestão do tempo

A gestão do tempo, na 2ª fase, é fundamental para a realização da prova. Não ter a velocidade necessária para responder tudo em 5 horas certamente custará um preço do candidato. E se o tempo desperdiçado for grande, o custo pode ser o da própria aprovação.

E não se iludam: muitos candidatos reprovam porque não conseguem terminar tudo.

Logo, um simulado permite ao candidato se enquadrar no tempo certo, dimensiona-lo e geri-lo corretamente na hora da prova.

2 ? Gestão técnica

Um simulado permite que o candidato reflita sobre o que está fazendo, sobre qual o caminho a ser trilhado na resolução das questões postas e, especialmente, permite a estruturação de uma estratégia, fundamental na hora de fazer a prova.

A partir da próxima sexta lançaremos a nossa 1ª rodada de simulados para a prova da 2ª fase do XXI Exame de Ordem. Tudo foi preparado para refletir, com a máxima verossimilhança possível as provas da OAB.

Os nossos alunos terão de mandar tanto a peça como as questões MANUSCRITAS, exatamente para treinar as condições da prova, terão tudo corrigido e receberão um feedback sobre o desempenho.

Este será o primeiro de 4 simulados a serem aplicados antes da prova. Isso permitirá aos nossos alunos aprenderem com profundidade sobre o próprio desempenho, e, claro, redundará em uma evolução técnica daqui até o dia da prova.

Quem ainda não é nosso aluno NÃO deve perder tempo!

Vejam os detalhes dos nossos cursos.

O simulado terá início na próxima sexta-feira!