Na próxima segunda teremos o edital do XVIII Exame! O que esperar da próxima OAB?

Segunda, 21 de setembro de 2015

edital do XVIII Exame 2

Sim! Para entender a Matrix do Exame de Ordem primeiro é preciso ler o edital dele, o código-fonte de todas aquelas regras que os levarão para dentro da OAB.

O edital será publicado em 1 semaninha, ou seja, exatamente na próxima segunda-feira, dia 28! Isso significa que, da publicação do edital até a prova, nós teremos apenas 2 meses de estudo. Já não é mais o tempo ideal...

Claro! Muito provavelmente vocês já estão firmes e fortes nos estudos. Mas nós sabemos que muitos candidatos ainda não estão.

Também é chegada a hora de começar a vasculhar o porquinho e catar as moedinhas para poder pagar a inscrição. Sim, sim, sim, a famosa e pesada inscrição no Exame de Ordem!

edital do XVIII Exame 3

Ai, ai ,ai...

Muito bem! Teremos inovações neste edital?

Não sabemos! Eu espero sinceramente que a confusão criada desnecessariamente em torno das marcações nos vades não influenciem no próximo edital. Isso seria péssimo!

Não há também qualquer notícia sobre eventuais inovações nas disciplinas. O Conselho Federal da OAB ainda não discutiu nada neste sentido.

E no dia 29 de novembro? Como deverá vir a próxima prova objetiva?

Vamos dar um olhada nos números oficiais do Exame de Ordem até o XIII Exame:

edital do XVIII Exame 4

A taxa de aprovação final média é de 17,5% dentre os candidatos que efetivamente participam das provas, ou seja, descontando os inscritos não faltam aos dias das prova.

Isso significa dizer, MAIS OU MENOS, que a taxa de aprovação na 1ª fase é o dobro da taxa de aprovação final.

Mas escrevi "mais ou menos" porque não estamos falando de uma ciência exata e variações inesperadas têm ocorrido em termos estatísticos.

O número de aprovados na 1ª fase do XVII Exame foi de 69.588 candidatos! Como tivemos 133.390 inscritos.Ou seja, para cada dois inscritos, um candidato na 2ª fase. E, mesmo assim, ainda não foi a maior 2ª fase de todos os tempos! Esse recorde pertence ao XV Exame, que teve 70.354 candidatos em sua 2ª fase.

Não acho que a próxima 1ª fase seja tão generosa quanto a última. Não quer dizer que venha a ser muito difícil, mas mais fácil ou igual dificilmente será, em função do número de candidatos que irão para a repescagem. Talvez uns 30 mil, em uma estimativa razoável.

Isso influencia diretamente no grau de dificuldade da prova.

Essa constatação eu tirei da análise do número de candidatos oriundos da repescagem, que rendeu dois posts bem reveladores no XVI Exame de Ordem.

A única lição a ser retirada do dia de hoje: o Exame da OAB é efetivamente regido pelos números!

Sua reprovação na prova do domingo não é resultado do acaso: ela foi friamente planejada!

Vejam os dados que levantei com exclusividade aqui para o Blog sobre o número de candidatos na repescagem vindos das últimas edições:

XIII Exame (foi a primeira prova da 2ª fase com candidatos de repescagem, oriundos do XII Exame):

Aprovados na 1ª fase: 30.150

Candidatos da repescagem: 7.864

Total na 2ª fase: 44.835

XIV Exame

Aprovados na 1ª fase: 38.014

Candidatos da repescagem: 17.185

Total na 2ª fase: 55.199

XV Exame

Aprovados na 1ª fase: 53.330

Candidatos da repescagem: 17.024

Total na 2ª fase: 70.354 (recorde de candidatos em 1 segunda fase)

XVI Exame:

Aprovados na 1ª fase: 26.836

Candidatos da repescagem: 29.783

Total na 2ª fase: 56.619 

XVII Exame:

Sem dados ainda

A média de aprovação de quem vem da repescagem é de 50% - Candidatos da repescagem tem um desempenho MELHOR em comparação com os aprovados na 1ª fase! Por quê? - então podemos mais ou menos imaginar o número de candidatos da repescagem na próxima prova, tal como chutei acima, uns 30 mil.

Se o Exame é regido por números e se o número de candidatos da repescagem subir, a próxima 1ª fase não será igual a última prova: tende a ser um pouco mais difícil.

No XIV Exame os professores do Portal acharam a prova difícil; no XV nós achamos que ela foi mais justa, no XVI uma pancada e no XVII, e agora temos certeza, foi mais fácil que sua antecessora.

De toda forma, ainda temos um tempinho em razoável até o dia da prova e é perfeitamente possível suprir lacunas e reforçar pontos relevante do conteúdo programático para a prova ser daquele jeito que é quando o candidato está muito preparado: boa!

Então, na próxima segunda, começará mais um Exame de Ordem!

Vamos juntos!