A maratona da OAB não acabou! Não para vocês!

Quinta, 4 de maio de 2017

A maratona da OAB não acabou! Não para vocês!

Quando alguém treina para uma maratona, não raro para no meio do caminho, pois correr por longas distâncias cansa. O mesmo vale para a maratona da OAB, que é longa e cansativa. E quem também pode ser cumprida em mais de uma etapa.

Com a divulgação ontem de que nenhuma questão seria anulada, todos os candidatos que dependiam de anulações ficaram de fora da 2ª fase do XXII Exame de Ordem.

Evidentemente, o sentimento é o pior possível.

Mas nem de longe quem reprovou deve achar que ficou de fora do Exame de Ordem. Na realidade, apenas uma etapa foi CUMPRIDA.

Sim!

A preparação para a OAB deve ser vista como uma progressão, um acúmulo de conhecimentos e experiências. Se a reprovação em uma edição ocorre, é porque uma etapa deste acúmulo foi cumprida, e outra etapa até a chegada da aprovação precisará ser completada.

Há uma continuidade no processo de aprovação.

Alguns conseguem concluir o projeto de aprovação em apenas uma tentativa; outros, em duas ou mais.

Obviamente, o melhor é resolver logo a questão, mas uma reprovação serve de alerta para o fato de que algo não foi executado, estudado ou cumprido de forma satisfatória: faltou alguma coisa!

O que faltou?

Essa é uma pergunta em busca de uma resposta, e os reprovados PRECISAM achar essa resposta!

Com isto será possível APRIMORAR a preparação e AUMENTAR o rendimento na hora da prova.

É isso!

Considerem que ontem uma etapa foi cumprida. Agora é hora de fazer uma avaliação sincera de tudo e, sem delongas, providenciar soluções. Pensar de forma pragmática, fazer avaliações prátias, analisar o desempenho pretérito, NÃO JOGAR CULPAS nos ombros de terceiros e traçar uma estratégia pragmática e séria em busca de uma preparação adequada são as tarefas agora designadas a quem reprovou.

É hora de ser proativo e trabalhar com afinco pensando na próxima prova! Não se deem ao luxo de ficarem inertes em função deste contratempo e não voltem a estudar de forma açodada e impensada.

Aprender envolve um processo: hora de otimizá-lo!

Sim! Vocês tiveram apenas um contratempo, e nada pode impedi-los de alcançar a aprovação. A maratona da OAB ainda não terminou!

Aliás, só uma coisa pode impedi-los de serem aprovados: seu próprio emocional!

A próxima prova está logo ali: hora de se preparar para vencê-la!