Lista preliminar de aprovados na 1ª fase do XI Exame será divulgada amanhã

Terça, 27 de agosto de 2013

Amanhã, até o meio -dia, teremos a divulgação da lista preliminar de aprovados na 1ª fase do XI Exame, e exatamente ao meio-dia terá início o prazo recursal.

2

E qual a serventia da lista preliminar de aprovados? Ela pode, de algumas formas, nos passar as seguintes informações:

a) quem passou, sem a menor sombra de dúvida.

Muitos candidatos saem antes, sem o caderno de prova, ou mesmo acham que erraram na hora de preencher a folha de resposta. Com a lista não tem erro: tá aprovado ou não.

b) o percentual de aprovação.

Com o percentual podemos fazer uma projeção mais calma das probabilidades de anulações e também dar um chute mais ou menos certeiro no grau de dificuldade da prova subjetiva. De toda forma, creio que a aprovação foi bem baixa e a prova subjetiva tem tudo para ser minimamente tranquila.

Não é lá grande segredo para ninguém a perspectiva de baixa aprovação. Agora, em relação às anuláveis...eu já não sei. Por maior que tenha sido a reprovação, como já tratei em outras oportunidades, a OAB está passando por algumas mudanças, e isso já está impactando na prova como um todo, tando na mudança das estrutura das questões como muito provavelmente nas anulações.

15 questões com recursos

Contei na internet, mais ou menos, quantos recursos existiam para esta 1ª fase, e acabei encontrando 15.

Aqui, do Portal, fizemos apenas 4:

XI Exame de Ordem: Recurso para a questão da desapropriação (Administrativo)

XI Exame de Ordem: Recurso para a questão da inundação parcial (Civil)

XI Exame de Ordem: o insuperável erro material na questão do cheque de 3 mil reais (Empresarial)

XI Exame de Ordem: recurso para a questão da Empresa Alfa Beta LTDA (Trabalho)

E por que só 4?

Como já tratei em vários oportunidades, não existe uma correlação entre o número de recursos e o número de anuladas. As anulações seguem uma lógica distinta.

Aliás, quem fez a 2ª fase do X Exame sabe bem do que eu estou falando.

Dentro deste contexto, minha aposta pessoal está em 3, sendo que eu reputo como recursos fortes, consistentes mesmo, os de Administrativo e Empresarial.

Mas faz sentido? Aposta em 3 anulações mas acredita em apenas 2 recursos?

Na verdade não faz sentido, a "lógica" da coisa é meio assim sem lógica, vai mais da cabeça do pessoal da OAB e eventualmente surpresas ocorrem.

O importante, seguindo esse viés nitidamente pessimista, é não vender esperanças ou ilusões. Eu poderia dizer que a probabilidade de anularem 5 questões era altíssima por conta das reprovações, instigá-los a gastar uma grana com cursos e livros para ao final vocês saírem frustrados e com a conta no vermelho.

Eu não faço isso.

Prefiro ser pé no chão. E até agora não tenho ido mal nas minhas próprias projeções.

"Ah, mas isso representa um conformismo com esses abusos", gostam de dizer alguns.

Não se trata de um conformismo, mas sim de ver a realidade como ela é e compreender os limites das próprias forças. Já me bati várias vezes contra a Ordem, sendo derrotado na maioria das oportunidades e bem sucedido em bem poucos momentos para entender como toca a banda. Nunca antes uma prova e uma banca de Exame de Ordem foram tão confrontados em uma edição do Exame como a passada e NENHUMA pressão feita logrou atingir seus objetivos. A OAB não anulou nada que não fosse aquilo retirado de seu próprio entendimento e tudo ficou por isso mesmo. Muitas ações foram ajuizadas e poucas, até onde eu sei, lograram sucesso até o momento (sucesso de acordo o atual andamento dos processos, que fique claro!).

O jogo, meus caros, é muito DESIGUAL, e a OAB está sempre do lado forte da corda. O Judiciário reiteradas vezes se coloca ao lado da Ordem com sua jurisprudência defensiva e todos ficamos de mãos atadas.

Sim! Mais de duas questões têm tudo sob o ponto de vista técnico para serem anuladas, mas entre o que deve ser e o ser há um IMENSO abismo.

As anuladas serão conhecidas no próximo dia 17. Daqui até lá teremos 21 dias.