Interpretando a própria redação para a banca corretora da FGV

Sexta, 17 de fevereiro de 2017

Interpretando a própria redação para a banca corretora da FGV

O que significa o termo "subjetivo"?

Subjetivo é tudo aquilo que é próprio do sujeito ou a ele relativo. É o que pertence ao domínio de sua consciência. É algo que está baseado na sua interpretação individual, mas pode não ser válido para todos.

Se o candidato faz uma prova subjetiva ele deixa impressa a sua percepção da realidade e da compreensão dos elementos cobrados nesta mesma prova.

Claro! Nada de aleatório! Tudo seguindo um escopo, forjado ao longo de 5 anos de estudos jurídicos, com delimitações impostas pela interpretação (algo também subjetivo) da Lei, da Jurisprudência (uma construção subjetiva dos Tribunais) e da doutrina (mais subjetivo ainda).

Ou seja: o Direito é um mar de subjetividades, e a 2ª fase também é.

Ou não?

Dizer que a prova da 2ª fase da OAB é "subjetiva", em seu atual formato, não é uma afirmação muito precisa. Os espelhos de correção são tão rígidos . Mesmo sendo uma prova manuscrita, os critérios de correção são muito rígidos, o que formata a redação dos candidatos e "objetifica" uma prova subjetiva.

Ok, tratam-se de dezenas de milhares de provas e uma planificação é necessária para racionalizar o processo.

Entretanto, o fetichismo da forma é tão intenso que muitos corretores da 2ª fase só pontuam se o candidato colocar, na literalidade, o conteúdo do espelho.

Aí nós temos um problema sério!

Muitos pontos deixam de ser deferidos exatamente por conta do fetichismo da forma, quando os corretores não conseguem ir além no raciocínio do candidato, presos À literalidade semântica da resposta.

Isso é muito mais comum do que a vã filosofia pode imaginar, e eu diria que se trata da principal causa de reprovação na 2ª fase.

Aos recorrentes: é fundamental mostrar que o SENTIDO da resposta é o mesmo sentido do item do espelho. É isso, em uma prova subjetiva, que importa.

Tenho recebido muitos pedidos de ajuda de candidatos que acham que responderam certo e mesmo assim não foram pontuados, exatamente porque a forma de dar a resposta não é igual à redação do item do espelho. Não achem! Tenham a certeza, nestes casos, da correção da resposta apresentada.

É muito importante, nestes casos, mostrar a correlação entre a redação do espelho e a CONVERGÊNCIA da resposta subjetiva com o SENTIDO da redação do espelho.

Em termos mais simples: vocês terão de interpretar para os corretores o que eles deveriam interpretar sozinhos.

Recorrer, muitas vezes, é um trabalhinho de hermenêutica.

Não deixem para recorrer amanhã. Passem o restante da tarde e da noite de hoje resolvendo isso. Não raro o site da FGV, nas últimas horas dá problema e vocês podem ter dificuldade para apresentar suas razões recursais.