Faltam 7 dias para o resultado do 39º Exame da OAB!

Quinta, 8 de fevereiro de 2024

Faltam 7 dias para o resultado do 39º Exame da OAB!

A engrenagem do tempo está em constante movimento, e neste momento ela nos levou para o limite do futuro!

O dia do resultado está a apenas uma semana de distância, prometendo alterar sua vida para sempre!

Sim!!! Apenas sete dias nos separam da revelação da APROVAÇÃO NA OAB!

Embora uma semana possa parecer um período breve, o tempo está se arrastando!

Calculadora do Blog

A contagem regressiva está mais nítida do que nunca agora, e o dia 15/02 está aí. Mas esperar não é nada fácil! Sua mente não trabalha com outra coisa!

Como tem sido a aprovação entre as diferentes disciplinas, considerando os dados oficiais da FGV?

 

Esses dados, é claro, representam uma média. Eles não são absolutos considerando as disciplinas e, claro, a atual edição do Exame.

Direito Penal, uma das mais escolhidas para a prova da segunda fase (ela é a opção de aproximadamente 30% dos inscritos), é a que conta com o segundo menor índice de aproveitamento (17,7%).

Nota: esses dados estão atualizados até o XXIX Exame. Ou seja: não refletem a realidade hoje do Exame de Ordem. As edições do XXX até o 38 apresentaram MUITAS mudanças e variações.

Direito do Trabalho tem na média 27% dos inscritos, enquanto Direito Civil tem 15%. No entanto, enquanto Civil apresentou a segunda maior taxa média de aproveitamento (22,4%), Direito do Trabalho contou com a terceira menor: 17,9%.

Quanto às disciplinas de Direito Administrativo e Direito Tributário, ambas foram intermediárias tanto em termos de inscrições (8% e 9% dos inscritos por EOU, respectivamente) quanto na taxa de média de aproveitamento (aproximadamente 19,4%).

Por fim, Direito Constitucional e Direito Empresarial tiveram baixos percentuais de inscrições (8% e 3%, respectivamente), mas, nas médias de aproveitamento, os resultados encontrados foram opostos: do II ao XXIX EOU, a taxa média de aproveitamento foi de 29,6% para Direito Constitucional, colocando a disciplina no topo da relação das taxas médias de aproveitamento, enquanto, na prova de Direito Empresarial, a taxa foi de 11,8%, tornando-a a última da lista.

O percentual de reprovação na 2ª fase parece feio, mas é para os candidatos que não tiveram uma boa preparação ou não estudaram tanto assim. Claro, temos um percentual de bons candidatos que sucumbem, ou por problemas de nervosismo, ou porque a banca foi ingrata ou a correção um lixo.

Provimento

No dia do resultado, caso a aprovação não venha, o Provimento, coordenado por mim, dará todo o apoio aos candidatos na elaboração dos recursos da 2ª fase da OAB.

A elaboração dos recursos, de forma técnica e individualizada, garante uma análise pela banca corretora JUSTA, com os pontos que o candidato realmente respondeu certo sendo devidamente analisados pela banca.

A última segunda fase teve um bom percentual de aprovação. E também projeto um bom percentual agora! Desta vez temos tudo para uma aprovação muito boa entra os que fizeram a 2ª fase!

Estamos quase lá!

Maurício Gieseler
Autor: Maurício Gieseler