Estudar mais e melhor: 10 dicas que vão fazer a diferença nos seus estudos!

Terça, 14 de abril de 2015

Como agregar valor aos estudos? Como proceder para que um dia, quando a tão sonhada aprovação vier, vocês possam olhar para trás e dizer: valeu a pena!

Estudar e obter resultados com o estudo não implica em nada milagroso ou especial. Estudar demanda apenas a observância de algumas pequenas regras básicas que demandam mais a força de vontade e atenção do que mágicas cognitivas.

Seguem então 10 dicas para vocês otimizarem, de verdade, o processo de aprendizagem:

Estabelecer a disciplina

Disciplina nada mais é do que dizer não para tudo o que for estranho ao processo de estudo.

E isso não é fácil!

Existe uma infinidade de variáveis e circunstância capazes de quebrar a disciplina ou mesmo impedir que ela seja instituída.

De toda forma, a disciplina é um processo, e como tal pode ser estabelecida com consistência, desde que o estudante tenha em mente de que ele não é um super-herói cognitivo, como gosta de dizer o professor Rogério Neiva.

A regra, e é simples, requer que o tempo de estudo, seja ele qual for, seja monitorado. Por exemplo: por quanto tempo você consegue sentar e manter o foco completo no processo de estudo? 15 minutos? Uma hora? Registre isso e, paulatinamente, dia após dia, procure aumentar um pouco que seja o tempo de concentração.

Como estruturar (e manter) um projeto de estudos de longo prazo

Como sustentar com consistência a concentração nos estudos?

Com o tempo, e seguindo uma evolução GRADUAL, sem estabelecer grandes pressões, o tempo vai sendo elastecido e a permanência por horas e horas nos estudos será encarada como um processo natural, sem pressões e sem distrações.

O aumento de apenas 10 minutos no tempo de estudo, por semana, já é uma grande conquista. Se um estudante só consegue ficar focado por 20 minutos no início do processo, ao final de apenas 3 meses ele pode conseguir ficar focado por 2 horas e 20 minutos.

Ainda pouco, mas muito mais do que os 20 minutos iniciais.

Dando continuidade ao processo, em mais alguns meses podemos criar uma verdadeira máquina de estudar.

É importante ter a percepção de uma coisa: trata-se de se estabelecer um processo de condicionamento, e condicionamentos ocorrem de forma PAULATINA e não de forma imediata.

O estudante tem de criar a projeção, fazê-la de forma ponderada, sem exageros, e respeitar o planejamento. O resultado inexoravelmente virá.

Adotar uma estratégia de estudos

Praticamente o Blog Exame de Ordem trouxe para dentro do Exame o conceito de estratégia, e o fez a partir da construção de uma série de abordagens específicas para cada fase da prova.

Não que adotar estratégias de estudos seja uma novidade, mas sistematizá-la até então o foi.

E isso é fundamental para quem está estudando.

Mas, afinal, como adotar uma estratégia?

A importância da adoção de uma metodologia de estudo correta para a 1ª fase da OAB

A estratégia, em suma, é estabelecer um foco específico em um objetivo. Um único objetivo. Migrar de alvos, trocar de metas, ficar na dúvida sobre o que fazer mina todo o processo de preparação.

É a partir da definição do foco que o estudante implementa sua metodologia e consegue enfrentar o conteúdo específico destinado ao objetivo escolhido.

Um exemplo do que não fazer: o candidato acaba de passar no Exame de Ordem e tem o sonho de ser delegado de polícia. Mas, como isso pode demorar um pouco, resolve também estudar para o concurso de analista do TRF.

Eis o ponto: são conteúdo programáticos DIFERENTES e processos seletivos diferentes. O que é melhor em termos de proporcionar o resultado? Ter o foco em um só ponto ou dispersá-lo em dois objetivos diferentes?

Reflitam sobre isso.

Utilizar material adequado

Estudar custa CARO!

Ponto!

Não tem conversa e não tem contra-argumentos! Estudar custa caro, em especial quando o ambiente é competitivo. Sabem quanto custa uma mensalidade na melhor faculdade de Direito particular do Brasil? R$ 4.000,00 por mês!

Caríssima, mas ela é a melhor!

Sabe quanto custam os bons livros de doutrina? Ou os bons cursos preparatórios?

Tudo muito caro.

A melhor formação tem um preço, e isso decorre da lógica do sistema capitalista: em regra, todas as coisas boas e de qualidade têm um preço superior ao da média do mercado. Tal lógica decorre de uma simples constatação: emprega-se mais tempo, conhecimento e zelo para se fazer ou construir algo bom do que os mesmos elementos para se construir algo mediano ou ruim.

A mesma lógica vale para o seu cérebro: empregue um material bom para se preparar, e o aproveitamento será muito melhor. Faça isso com um material de qualidade inferior e o resultado seguirá a mesma lógica.

Curso completo para a 1ª fase do XVII Exame de Ordem!

A importância do curso de Resolução de Questões do Portal Exame de Ordem

Os vade mecuns CERTOS para o XVI Exame de Ordem!

É preciso investir em si mesmo para otimizar o desempenho. Isso é um fato!

Adotar metas factíveis

Eu, Maurício, quero ter uma Ferrari. Dá status e agrega valor ao meu camarote!

Certo?

Não!!!

Nunca vou ter uma Ferrari, exceto se ganhar na mega-sena! É um sonho muito, mas muito distante da minha realidade.

Não é factível...

A meta, o objetivo, o sonho, todos eles precisam RESPEITAR as condições pessoais de cada um.

Quer ser juiz? Sabe quanto tempo leva para se preparar adequadamente? Em que estágio de conhecimento você atualmente está? Já fez uma análise de desempenho? Já fez uma prova de juiz antes para ver se está no caminho certo?

Que tal antes tentar um voo mais baixo, ser técnico ou analista judiciário, por exemplo? Depois, com alguma grana no bolso e a tão sonhada estabilidade a nova meta, mais alta, possa ser então enfrentada?

Resumindo: o sonho tem de ser possível, ao alcance das suas possibilidades. Só assim ele poderá ser real.

Acreditar no sucesso

Certamente, durante o processo de preparação, o estudante vai duvidar de si mesmo, duvidar do sonho, duvidar da capacidade de chegar lá.

Isso é normal.

Ter uma baixa nas expectativas e ficar com a moral em baixa também faz parte de todo o processo. A dúvida e a incerteza volta e meia resolvem acompanhar o estudante.

Tomem consciência disto, compreendam como um elemento inerente aos estudos e persistam no projeto de estudos.

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Saber de antemão que o espírito por vezes irá fraquejar ajuda a compreender o próprio momento em si, e ajuda a manter a fé de que ao fim tudo dará certo. Em momentos assim que um candidato mais determinado coloca uma vantagem decisiva sobre seus concorrentes.

E é em momentos assim que quem deseja passar na OAB estabelece o marco central de sua aprovação.

Não esmoreçam!

Fazer mensurações periódicas de desempenho

A quantas anda o preparação?

Ela tem sido eficiente?

Há apreensão da chamada memória profunda?

Aliás, o que é memória profunda? Trata-se da forma como uma informação, qualquer informação, é apreendida pelo cérebro. Dizemos que determinado conhecimento está na memória profunda quando, ao tentar resgatá-lo, a informação vem de forma completa e sem maiores esforços, sem a necessidade de "fazer força" para lembrar do conteúdo, e lembrá-lo correta e integralmente.

Compreendendo a análise estatística de desempenho e sua importância na preparação para a 1ª fase da OAB

Não estou falando aqui de decorar, e sim de SABER um determinado conteúdo. E decorar e saber são conceitos diferentes.

Decorar é apenas isso: repetir uma fórmula. E tem suas consequências, em especial a dificuldade de aplicar o conceito envolvido na fórmula ou mesmo utilizá-lo em um caso em concreto.

Saber envolve o domínio do conteúdo, seus fundamentos e desdobramentos, permitindo que se trabalhe de forma completa no momento da necessidade de se utilizá-lo.

Tudo isso precisa ser PERIODICAMENTE evocado, relembrado, atestado, para o candidato ficar afiado para os futuros desafios. A partir da percepção da qualidade e quantidade da informação retida, o estudante pode planejar melhor e vislumbrar os pontos restantes para completar o seu processo de preparação.

Isso é uma premissa para quem está estudando.

Aceitar o fracasso

Não se trata meramente de dizer "você pode fracassar". Trata-se de fazer uma afirmativa direta e objetiva: você VAI fracassar, e irá mais de uma vez, com toda certeza.

O fracasso é inerente ao processo de estudo e aprovação. O único erro é achar que o fracasso tem o condão de definir algo.

Não tem!

O fracasso é meramente uma baliza, e a demonstração de que o estudante ainda está verde.

Reprovou? Compreenda as causas e estabeleça novas balizas, se necessário.

O pódio do estudante, concurseiro ou examinando é construído sobre as ruínas de algumas derrotas. O interessante é notar que você, e todas as demais pessoas só terão olhos para o troféu que está sendo erguido. Ninguém nem vai se lembrar de olhar para baixo e ver as ruínas.

Elas ficam no limbo do passado.

Aprender com os erros

Aprender com os erros guarda estreita correlação com administrar o fracasso.

É a autocrítica!

Estabelece-se uma estratégia, uma metodologia de estudo é adotada, um planejamento construído mas algo dá errado.

O quê?

Cada fracasso deve ser seguido por uma espécie de "auditoria interna", onde o estudante precisa encontrar respostas para as suas próprias falhas.

Isso é extremamente importante e faz parte do processo de aprendizagem. Mais! Faz parte do processo de EVOLUÇÃO nos estudos. A cada fracasso deve surgir um estudante mais apto, mais capaz e mais preparado para o desafio. Em algum momento, com a autocrítica, a evolução atingirá seu ápice, e o sucesso estará bem próximo de ser alcançado.

Foco na aprendizagem, e não no objetivo

Devemos estudar para passar ou estudar para aprender?

Sem sombra de dúvida, para aprender!

Na estratégia escolhemos um objetivo, mas o objetivo não é ser aprovado, e sim saber o que se é exigido. Ser aprovado então é mera consequência, mero desdobramento de uma condição anterior, qual seja: saber o necessário para conquistar o objetivo.

Sabe aquele conteúdo programático extenso e cansativo? O candidato seria capaz de falar sobre ele, seus componentes e seus detalhes, dominando tudo completamente?

Sim, isso leva tempo, passa por longa maturação, mas é quando, finalmente, se está de fato pronto.

Aliás, focar os estudos em aprender e não em ser aprovado ajuda a libertar da ANSIEDADE e da OBRIGAÇÃO de ser aprovado. O objetivo é saber, e não conquistar. Conquistar é desdobramento, e não causa. Desta forma é possível retirar grande parte da pressão sobre ele, o resultado, e a mente sofre menos durante o processo de preparação, isto quando estudar por si mesmo não se transforma em um prazer.

Neste momento, nada mais é impossível.

Não existe fórmula milagrosa

Estudar, para muitos, dói.

E dói porque tem-se a impressão muitas das vezes de que a vida lá fora está sendo perdida, e a o tempo está passando mais rapidamente do que o normal.

Somos uma sociedade que quer tudo, e de preferência agora.

Neste momento surgem uma série de tentações, em especial fórmulas especiais de aprendizagem acelerada ou similares.

Eu não acredito nisso.

É possível ?turbinar a memória? ou ?acelerar a aprendizagem?? O que a neurofisiologia tem a dizer sobre isto?

Aliás, sequer existe estudos ACADÊMICOS que comprovem a utilidade real de fórmulas mágicas. Ao neuropedagogia não se ocupa disto...

Uma verdade: estudar requer tempo, estudar requer paciência e aprender é um processo complexo. Não existem facilidades! Se existissem elas seriam vendidas em pílulas e todo mundo estaria se beneficiando dessas "maravilhas".

Mas não é assim que funciona.

O que vem fácil, vai fácil. Construa o seu saber de forma lenta e CONSISTENTE. Só assim para ele, o conhecimento, vai ficar devidamente retido na sua cabeça.

...mas almoço não.