Estelionatário usa grupos de estudo no facebook para vender a carteira da OAB

Sexta, 30 de janeiro de 2015

Chegou até mim a denúncia de que ao menos um estelionatário estaria vendendo pelo facebook a carteira da OAB.

A abordagem é relativamente simples.

Muitos grupos são usados por estudantes para trocar informações sobre a prova, e alguns (estudantes ou não) vendem, emprestam ou negociam de todo o jeito a distribuição de material pirateado de cursos online, quaisquer cursos online, e também livros, que são escaneados e distribuídos livremente sem o pagamento dos devidos direitos autorais.

Ao entrarem em contato com pessoas (sempre desconhecidos) em busca deste material, acabam recebendo a proposta para comprar a carteira.

Em regra o estelionatário "filtra" os candidatos mais fragilizados, que vieram de algumas reprovações, na tentativa de conseguir viabilizar o golpe em função do estado emocional de suas vítimas.

Uma vez estabelecido o contato, vem a proposta, tal como demonstrado abaixo:

8

A proposta, curiosamente, é "honesta" em sua ilicitude. Fica claro, de plano, de que se trata de uma ilegalidade.

E isso é bom para o estelionatário, pois quando ele recebe a "taxa de inicialização" o contato, certamente, é cortado, e o bobo que tentou comprar o serviço sequer pode fazer a denúncia, pois estaria confessando o ilícito.

Não dá para estimar quantos são vítimas desse tipo de golpe, nem mesmo se são muitos ou poucos, mas o risco de incautos serem apanhados por esses "espertos" é real.

E não para aí. Os estelionatário também criam perfis no face, sem oferecer maiores dados, para oferecer também o "serviço, tal como podemos ver no perfil abaixo, de um tal de Evandro Laércio (nome fictício, por certo), o mesmo que enviou o mail acima:

9 10

Ele não se constrange em usar inclusive certificados reais, certamente colhidos na internet, assim como a imagem do perfil, para ilustrar o seu "trabalho".

Fica a dica então: não seja trouxa e não entre nesses golpes. Carteira da OAB só com a aprovação no Exame, e para isto é preciso ESTUDAR.