Deputado convoca presidente da OAB para discutir "violação de Direitos Humanos pela OAB"

Sexta, 9 de agosto de 2013

O deputado federal Dr. Grilo, do PSL/MG, apresentou um requerimento convocando o presidente da OAB, Dr. Marcus Vinícius para discutir eventuais "violações" aos Direitos Humanos pela Ordem. Confiram o documento:

2 3 4 5

O documento apresenta uma falha na data, tanto no cabeçalho como no seu final. Tomei o cuidado de ligar no gabinete do deputado para confirmar a informação e ela, efetivamente, procede. O ano de 2012 foi apenas um erro de digitação.

Ademais, esse requerimento já possui inclusive andamento no site da Câmara, como vocês podem ver abaixo:

22

Muito bem!

Ao ler esse requerimento do Dr. Grilo, não pude deixar de perceber, de forma manifesta, a tentativa de politizar o problema ocorrido no Exame de Ordem e mesmo de desvirtuar o debate.

Uma coisa é, efetivamente, debater os problemas ocorridos na prova: isso não questiono. Outra, completamente diferente, é chamar pessoas ligadas aos movimentos que pleiteiam o fim do Exame de Ordem para o debate.

Qual a correlação entre o fim do Exame de Ordem e uma tentativa de se fazer justiça com a correção das provas?

O Senhor Reynaldo Arantes, Presidente da Organização dos Acadêmicos e Bacharéis do Brasil, Dr. Itacir Flores, Presidente do Movimento Nacional dos Bacharéis em Direito e o Sr. André Souza, Presidente da Organização Brasileira dos Juristas, há muito se destacam na luta contra o Exame da OAB, e o objetivo deles sempre foi o fim do Exame de Ordem.

Participaram várias vezes de audiências públicas cujos objetos eram o fim da prova da OAB, e não teriam, ao menos de forma óbvia, uma correlação com o que está acontecendo agora.

Exceto, evidentemente, se foram chamados para antagonizar o presidente da OAB com a pauta do fim do Exame de Ordem, e não com as reclamações ocorridas no X Exame de Ordem.

Há de se lembrar que o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara é o deputado Marcos Feliciano, que já foi o relator do projeto pelo fim do Exame de Ordem e, em seu relatório, propugnou pelo fim da prova.

Nítido o desvirtuamento do objetivo desse requerimento! Em seu bojo fala em injustiças na prova mas, na convocação dos debatedores, se aproxima da pauta pelo fim do Exame.

Não que o fim do Exame não possa ser discutido! Pode sim! Mas a pauta tem de ser clara, e os debatedores convocados tem de guardar correlação com ela. Por que não foram convocados os professores de cursos que questionaram o gabarito da FGV? Todos sabem quem são esses professores, isso é público e notório! Eles sim teriam "pertinência temática" em relação ao requerimento.

Minha leitura: estão aproveitando a greve de fome do Antônio Gilberto - Candidato do X Exame de Ordem faz greve de fome em frente a sede da OAB -  para POLITIZAR a discussão do Exame e aproximá-la dos interesses de alguns parlamentares (ao menos, de forma explícita, o Dr. Grilo e o Pastor Marcos Feliciano) para reforçar a pauta pelo fim do Exame de Ordem e não, propriamente, o debate em torno da qualidade das correções.

Misturaram os balaios.