Concurso para delegado no Pará tem inédito índice de faltas: 50% dos candidatos desistiram da prova

Terça, 20 de dezembro de 2016

Ontem o G1 publicou uma matéria um tanto quanto insólita: de 14.519 candidatos que se inscreveram para o concurso para delegado de Polícia Civil do Pará, 8.872 deixaram de fazer a prova aplicada no último domingo.

Esta é a segunda vez que o exame é realizado, pois as provas aplicadas em 25 de setembro último foram anuladas depois de surgirem indícios de fraude.

O cargo de delegado, como vocês sabem, é muito cobiçado pelos concurseiros. Isso faz com que muitos candidatos de outros estados enfrentem uma verdadeira maratona para fazer essas prova. Alguns candidatos chegaram levar as malas para o local de prova, pois voltariam para suas cidades logo após a avaliação.

Admirável neste caso foi a grande abstenção: 50%.

Claro que muitos fatores podem ter influenciando este índice, especialmente o fato da prova ter sido remarcada. Conforme informações da secretaria de Estado de Administração (Sead), na primeira aplicação foram contabilizadas 3.752 faltas, ou seja, 25,4% do total de concorrentes, número bem menor ao apurado neste último domingo.

Esta claro que muitos candidatos foram severamente prejudicados com a remarcação da prova. Esse é o preço da fraude no universo dos concursos públicos.