Começam hoje as eleições para a OAB! Confiram o nosso exclusivo manual para os advogados que ainda não declaram o voto!

Segunda, 16 de novembro de 2015

1

Bom dia! Hoje os advogados irão escolher os seus representantes para os próximo 3 anos! É um dia propício para fazer bobagem refletir e fazer a melhor escolha pensando em si mesmo na classe!

Vocês, jovens advogados, irão escolher um monte de gente para representá-los: diretores seccionais, conselheiros federais e estaduais, e dirigentes das Caixas de Assistência e, claro, o presidente da casa. Nas cidades do interior vocês também escolherão os diretores das subseções e conselhos subseccionais.

Confiram abaixo o calendário eleitoral:

Dia 16/11 ? Amapá, Distrito Federal, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Santa Catarina

Dia 17/11 ? Pará, Paraíba, Rondônia e Rio Grande do Sul

Dia 18/11 ? Alagoas e São Paulo

Dia 19/11 ? Espírito Santo e Pernambuco

Dia 20/11 ? Acre, Ceará, Maranhão e Mato Grosso do Sul

Dia 21/11 ? Minas Gerais e Piauí

Dia 25/11 ? Bahia e Tocantins

Dia 27/11 ? Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Roraima e Sergipe

Maravilha!

Votar é importante não só para a classe como um todo como também, em especial, para vocês que estão em início de carreira! Sim, pois ir votar pode ser uma experiência fascinante em termos de contatos profissionais.

É um momento ÚNICO dentro da política da entidade, passível também de ser aproveitado na esfera  profissional!

Como?

Ahhhhhhh, confiram o nosso exclusivo "Manual de etiqueta para a votação na OAB para quem não declarou o voto!"

2

Antes de mais nada, vá devidamente emperequetado! Dia de votação é o momento ideal para estreiar o perfume novo e usar a roupa de trabalho mais bacana. Quanto mais arrumado você for, mais vão te notar.

Engraxe o sapato, se você for menino, e faça um penteado bacana, se você for menina: local de eleição desperta mais a atenção do que shopping center em dia de domingo.

Não esqueça da premissa básica e elementar: enrole MUITO antes de votar, pois este é o MELHOR momento em 3 anos para se fazer o social com os coleguinhas!

Antes de votar todo mundo te dará atenção, puxará conversa, te tratará como a coisa mais fofa do mundo. Em suma: faz bem ao ego. NÃO esqueça dos seus cartões!! Serão guardados com muito carinho (até, no máximo, no dia seguinte, se você não seguir as dicas!)

Depois de votar você deixará de ser assim tão interessante. Logo, valorize seu passe antes dele caducar.

Em regra fazem uma espécie de corredor polonês na entrada do local de votação. É um negócio meio constrangedor, mas nessas horas ninguém está muito preocupado com isso. Aperte a mão de todos e veja o quanto você pode ser especial (mas nunca soube).

Não, não e NÃO conte seu voto para ninguém!!! Isso é FUN-DA-MEN-TAL!!! Sob esta condição será criada em torno da sua pessoa uma sedutora aura de mistério que enlouquecerá os candidatos e seus partidários. Aproveite esta condição peculiar para amaciar ainda mais seu próprio ego e turbinar o trabalho de relações públicas.

SIM, neste estado seu brilho será ainda mais intenso, e os contatos, conversas e fofocas serão as melhores possíveis. O segredo é a alma do negócio!

Use e abuse dessa condição para fazer o circuito completo entre todas as chapas. Depois de várias semanas de campanha, com você recebendo trocentas ligações, folders, e-mails, zapzaps, mensagens, abordagens nos tribunais e, acima de tudo, acompanhando aquela guerrinha suja e rasteira nos grupos do "feice", surge a hora de matar os membros das chapas na unha e aplicar essa pequena e mesquinha vingança! O sentimento da vingança é vil, eu sei, mas você é humano e precisa se permitir um pouco: pecado venial, se muito...

Em algum momento, por certo, você será pressionado de uma forma mais intensa, pois vão começar a achar que você "se acha!" Fique ligado, pois passar a imagem de narcisista e vaidoso(a) não é legal. A "mágica" sempre acaba e chega a hora de votar sem maiores frescuras.

Importante!! Se o pessoal que faz boca-de-urna te assediar, diga que está indeciso. Esse tipo de estatística leva os candidatos à loucura, pois a boca-de-urna é usada para se fazer projeções quanto ao futuro resultado! Não dê esse gostinho para eles! Eles vão pirar ao longo do dia, mas isso não é um problema seu, não é?

Ao terminar de registrar seu voto, o encanto automaticamente vai embora. Logo, seu prazo de validade terá expirado: volte ao trabalho e esqueça seu pequeno momento de glória. Assim você não desgasta a impressão (boa ou ruim, sei-lá) deixada antes. Saber sair também é uma arte.

Lembre-se, mais uma vez, de não revelar seu voto, pois quando o vencedor for anunciado você poderá participar da festa da vitória sem nenhum problema. Poderá comer e beber de montão, correndo ainda o risco de fazer isso tudo "de grátis!" Não é algo bonito, é bem verdade, mas nos dias de hoje, com tanta coisa ruim acontecendo, comemorar com os "zamigos" é um luxo!

Tome o cuidado de não se embriagar para não pagar o mico de confessar que votou na outra chapa: queimaria seu filme! Só os membros da chapa e quem lutou a campanha inteira podem meter o pé na jaca.

Evidentemente, quando tudo é festa, você deve fazer mais ainda o social. Tá valendo tudo nessa hora e a alegria tornará os corações de todos mais efusivos e receptivos. Foco no objetivo!

Ah, importante! Não deixe ninguém colar adesivos em você no local de votação! O mistério não só é a alma do negócio como também você não é um outdoor ambulante: preze pelo seu garbo e elegância!

E, claro, também não deixe de votar, mesmo que você não goste de nenhuma chapa: pense na utilidade do seu lado "relações públicas."

Sorria seu melhor sorriso e aproveite bastante, pois a próxima eleição só em 2018!

Boa votação!