Carnaval e preparação para OAB não combinam!

Terça, 21 de fevereiro de 2017

Carnaval e preparação para OAB não combinam!

A partir da próxima sexta-feira o Brasil todo dá a largada para o carnaval, aquele festinha mundana que ocorre uma vez por ano e faz com que todos só pensem em diversão, folia e, claro, pegação.

Outros aproveitam para fugir da agitação e dar uma relaxada e recarregar as baterias.

Tudo muito bom, tudo muito legal! Menos para quem vai fazer a próxima OAB.

Acontece que faltam 40 dias para a próxima prova. Já entramos naquilo que chamamos de reta final de preparação e PERDER TEMPO neste momento não é, definitivamente, uma boa ideia! Isso já não é o tempo ideal de preparação, apesar de ainda ser um tempo minimamente razoável.

Em regra, os candidatos estão estudando com base em algum tipo de planejamento, seja seguindo as aulas ou um cronograma de estudo, como o nosso, por exemplo. Perder o tempo do cronograma representará necessariamente em um prejuízo dentro do processo de preparação, e o conteúdo a ser estudado talvez não veja a ser totalmente abrangido dentro do prazo estipulado.

Esse é o primeiro problema.

O segundo está relacionado exatamente com o stress e a ansiedade, quando estivermos mais próximos da prova, em razão exatamente da perda de tempo e da percepção do acúmulo de conteúdo a ser estudado. Isso potencialmente pode tirar ainda mais o foco e gerar um prejuízo maior dentro do processo de preparação.

E não seria pouco tempo, pois o carnaval vai, cronologicamente, da próxima sexta até quarta, quando não até o domingo subsequente. É tempo demais para ser desperdiçado com algo que não proporciona nenhum retorno considerando aqui o objetivo de ser aprovado no Exame de Ordem.

Sei bem a chateação de estudar logo nessa época, pois pular o carnaval é algo muito legal, mas a consequência de uma reprovação é muito custosa em termos de tempo, emocional e dinheiro.

Trata-se de estabelecer uma simples relação de custo x benefício considerando o longo prazo. Uma eventual reprovação vai projetar seu planos de aprovação para o 2º semestre deste ano. É muito tempo!

Pode parecer, tomando a decisão de estudar, que a parte boa da vida está sendo perdida. Seus amigos se divertindo e você sozinho, vendo a vida passar lá fora. Não tenho nem dúvida em afirmar que tal visão da realidade é bem imatura. Você já é adulto e no mínimo deve ter alguns sonhos quanto a própria vida profissional, ambições e objetivos. A escolha pelos estudos não só deve ser feita de forma consciente como também com convicção: há um projeto de vida, um projeto profissional embasando tal decisão e os objetivos concretos devem ser postos antes da mera diversão.

Se não existe NENHUM projeto desta natureza, então algo está errado com você. Muito errado mesmo! Aí, neste caso, talvez o carnaval seja uma opção mais interessante mesmo...

Evidentemente, não é necessário se um fundamentalista e ficar enfurnado em casa sem sequer ver a luz do sol. A vida demanda equilíbrio, e tirar um dia apenas para relaxar não vai matar ninguém, além de propiciar uma certa higiene mental, necessária para a saúde emocional.

Tudo, sempre, dentro de um planejamento.

E lembre-se: o carnaval proporciona muita diversão, mas dura menos de 1 semana. Já a reprovação no Exame garante muitos aborrecimentos, ter de estudar tudo de novo e atrasa a vida em pelo menos 4 meses.

Pondere e faça uma escolha.

Falando nisto, o período do carnaval é ótimo para quem deseja fazer nosso simulado, o 1º simulado para a prova objetiva do XIX Exame de Ordem! Clique no link abaixo, façam um rápido cadastro:

Hora do 1º Simulado para o XXII Exame de Ordem!

Ainda vamos lançar mais 2 simulados antes da 1ª fase para o mapa das virtudes, deficiências e a EVOLUÇÃO do desempenho de agora até o dia da prova seja traçado. Não deixe de ler o post abaixo, pois você precisa criar as condições ambientais CORRETAS para fazer o simulado:

A análise do desempenho no simulado da OAB

O gabarito será enviado automaticamente no e-mail de vocês!

Lembrando que o simulado é ESSENCIAL para a verificação na prática das deficiências. E, claro, isso terá de ser feito durante o período do carnaval.

Considero o feedback a ser retirado do simulado essencial, e ficar de brincadeira logo agora seria, digamos, algo trágico.

Reflita com seriedade e faça a melhor escolha.