Candidato que estava fazendo a OAB pela 30ª vez é aprovado na 1ª fase pela 1ª vez!

Terça, 4 de abril de 2017

Candidato que estava fazendo a OAB pela 30ª vez é aprovado na 1ª fase pela 1ª vez!

Na semana passada escrevi um texto motivacional destinado a um candidato, que eu não sabia o nome, que no último domingo iria fazer o Exame de Ordem pela 30ª vez!

Quatro conselhos para o examinando que fará o Exame de Ordem pela 30ª vez

Fiquei sabendo da história por intermédio do professor Paulo Machado, que no nosso Revisaço foi abordado por esse candidato e ficou sabendo de sua história. Eu queria ter conversado com ele antes, mas Paulo Machado acabou apenas dando o próprio telefone, sem pegar o desse aluno.

Hoje, há pouco, o nosso amigo ligou para Paulo para contar que foi aprovado!

Pedi o telefone a Paulo e liguei para este candidato, pois sua história merece ser contada! Pela primeira vez ele consegue passar para a 2ª fase do Exame de Ordem, estando agora em sua 30ª tentativa.

O nome dele é Joelson, morador de Ferraz de Vasconcelos/SP. Ele se formou em 2008.

Fiz uma rápida entrevista com ele, pelo telefone mesmo, para saber o que aconteceu, finalmente, para ele conseguir ser aprovado.

Confiram!

Blog - O que você fez de diferente nessa prova para ser aprovado?

Joelson - Uma questão que foi um diferencial, desta vez, é que estudei em um grupo de 6 pessoas. Nunca havia estudado assim antes, pois sempre achei que fosse algo que iria me atrapalhar, mas acabou me ajudando. O grupo é muito coeso e o pessoal estudava mesmo, sem conversas ou distrações. Um amigo de Suzano que me chamou para participar.
Estudamos muito, com foco na na resolução de questões anteriores da OAB.
Blog - Como foi sua prova? Como você a resolveu?
Joelson - As questões foram muito longas e analisar todas elas foi muito cansativo. Na parte de trabalho tive mais facilidade, pois é a minha disciplina preferida. Inclusive farei Trabalho na 2ª fase. Fui bem em Ética, Penal, Processo Penal, Tributário e Constitucional, as disciplinas que mais focamos nos estudos.
Blog - Você ficou nervoso na hora da prova?
Joelson - Quando se começa a ler a prova dá um medo, mas sabia que estava lá para isto e entrei de cabeça. Tentei controlar meu emocional e graças a Deus deu tudo certo.
Quando chequei em casa falei para minha esposa: "acho que não vou passar." Minha filha, que faz o 3º semestre de Direito, pegou minha prova e foi conferir o gabarito. Ela veio correndo do quarto gritando que eu tinha passado, com 42 pontos. Eu, minha esposa e ela conferimos o gabarito mais quatro vezes para termos certeza. Foi muito emocionante!
Era a minha última vez. Se eu não tivesse passado iria desistir. Mas graças a deus deu tudo certo!
Blog - Como foi seu emocional ao longo desse tempo todo? Pensou em desistir?
Joelson - Eu dou muito graças a Deus por ter uma esposa muito equilibrada. Ela nunca deixou eu desistir, apesar de eu ter pensado por diversas vezes em parar de fazer a prova. Ela sempre me deu força, dizia que eu tinha de vencer, tinha de continuar.
Se não fosse ela eu teria desistido.
Vi muitos amigos passarem pela na prova. Eles vinham aqui no escritório para trabalhar e eu ensinava tudo para eles. Depois de um tempo eles saiam para abrir seus próprios escritórios. Vi muitos jovens que começavam a faculdade, se formavam, e passavam na OAB.
Isso me fez muito mal, pois eu não conseguia nunca a aprovação.
Por 3 vezes fiz 39, e em nenhuma dessas vezes a OAB anulou nenhuma questão.

Mas agora é a minha vez!

Dei de presente para Joelson um dos nossos cursos de 2ª fase. Vamos torcer agora por sua aprovação.

Dei-lhe também um conselho: estude que nem um cachorro, pois essa é a sua chance!

Conselho singelo que ele vai, com certeza, seguir.

E, se Deus quiser, ele vai conseguir. Sua resiliência e força de vontade em continuar apesar das dificuldades é uma belíssima inspiração para qualquer um.

Ele vai conseguir!