Alta inadimplência obrigará o Governo a reformular o FIES

Terça, 28 de março de 2017

Alta inadimplência obrigará o Governo a reformular o FIES

Acabou de sair uma notícia na Folha de São Paulo muito importante para quem usa o FIES: em razão da alta inadimplência, atualmente na casa dos 53% em janeiro deste ano, o Programa de Financiamento Estudantil (Fies) será completamente revisto pelo governo.

Em 2016 o custo total do programa para o Tesouro Nacional chegou a R$ 32,2 bilhões.

A conta não tem fechado porque mais da metade dos alunos formados está inadimplente. O prazo para o início do pagamento do FIES tem início após um ano e meio da formatura. Com a crise econômica instalada, tornou-se difícil para os novos formandos entrarem no mercado de trabalho e, como consequência, o pagamento do financiamento fica comprometido.

Desde 2016 representantes do MEC e do Ministério da Fazenda realizaram mais de 30 reuniões com representantes das universidades para chegar a um novo modelo.

As mudanças, ainda segundo a Folha, devem dificultar o ingresso no programa. Recentemente o financiamento passou a priorizar os cursos com nota 4 e 5 nas áreas de saúde e tecnologia, além das licenciaturas. De acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o número de financiamentos chega hoje a 2,441 milhões.